Noite Açoriana

Atrações

1 – Danças Açorianas

2– Dona Bilica

Dona Bilica é uma personagem criada pela atriz Vanderléia Will. Surgiu em 1991 a partir de várias pesquisas de campo feitas no interior da ilha de Florianópolis  junto aos antigos moradores, observando o jeito de falar, tão peculiar no litoral catarinense devido a colonização açoriana.  

Dona Bilica se apresenta como rendeira, lavadeira, benzedeira, interage todo o momento com o público e no desenrolar da cena conta causos e crendices da  cultura oral, presente em todo litoral catarinense, de forma cômica e divertida sua aparição nos faz entrar em contato com nossas lembranças mais ternas, de nossa infância, das brincadeiras e da maneira como se vivia antigamente.

3 – BOI DE MAMÃO

Dentre as manifestações folclóricas mais praticadas pelo florianopolitano, destacam-se as chamadas Brincadeiras de Boi, que demonstram o caráter eminentemente rural do açoriano aqui aportado, que, ao contrário do que se poderia imaginar, liga-se sob este aspecto mais à terra do que ao mar. 

Boi de Mamão A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, a mais apreciada dança folclórica da região. Sendo uma das tradições folclóricas mais antigas de Santa Catarina, principalmente nas regiões litorâneas, recebendo maior destaque entre o Natal e o Carnaval. Inicialmente, o Boi-de-Mamão era denominado de O Folguedo do Boi Falso ou Boi de Pano da Ilha de Santa Catarina e, somente na década de 1930, recebe o nome atual. Isso porque as crianças, na falta do crânio original, usaram um mamão para fazer a cabeça do boi. Mas ainda há algumas divergências no que diz respeito à origem do nome.